segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Fechamento Outubro/16 - 7,26% mais perto da IF - medalha, medalha, medalha!!!

Buenas, galera! Minha formação é da área química, por isso, uma das minhas características é a sublimação... nas últimas semanas acabei não escrevendo e também acompanhando muito pouco os amigos da luta pela IF. Em suma, sumi um pouco focando no trabalho, o motor para chegar a IF.

Como praxe volto para postar os resultados do mês encerrado, mas antes, gostaria de sair um pouco do assunto finanças:

Hoje foi o dia de minha doação de sangue, um dia importante para mim. Um dia que me sinto muito feliz pelo ato praticado. Um ato simples que pode ajudar muita gente. Dor? Sim, a agulhada incomoda, mas, certamente a dor de quem recebe a doação é maior. Não escrevo isso para fazer marketing de bom samaritano e sim com o intuito de que você que não é doador venha a ser. É um ato gratuito de um valor incalculável!!!

Retornando ao assunto finanças, outubro foi mais um mês excelente. No início de 2016, tinha uma meta de chegar a 300k na minha carteira financeira (sem considerar imóveis), mas, a dois meses do término do ano, acredito que 400k seja uma meta possível, então... ao infinito e além!!!

Resultados de Outubro/16


  • Crescimento patrimonial: R$ 24.484 (+7,26%)
    • Aportes: R$ 14,717 (4,36%)
    • Valorização: R$ 9,767 (2,90%)
  • Ações: R$ 43.890
    • Valorização: +12,70%
    • Aportes: R$ 3.532
      • 100 ABEV3 - custo médio R$ 19,41 / ação
      • 100 VALE5 - custo médio R$ 16,24 / ação
    • Com excessão de ABEV3 (-2,97) e TUPY3 (-4,88), todas as ações tiveram valorização no mês
    • Destaques em valorização foram PETR4 (+31,70), BBAS3 (+28,85%) e VALE5 (+27,38%)
  • FIIs: R$ 52.840 
    • Cotas valorizaram +4,99%
    • Proventos: R$ 347
    • Venda R$ 2.789: 40 cotas de BCFF
    • Compras R$ 5.275: FIGS (15 cotas), FLRP (2 cotas), FFCI (267 cotas), HTMX (17 cotas), TRLX (5 cotas)
    • Aporte líquido R$ 2.139
  • Tesouro Direto: R$ 141.082
    • Aporte: R$ 3.527 em TD-IPCA 2019 e 2024
    • Valorização: +0,86%
      • A valorização foi baixa pois após meu aporte em TD-IPCA o juro futuro subiu e eu contava com mais queda. De toda a forma, no longo prazo acredito que comprei numa boa taxa.
  • Outras Rendas Fixas: R$ 115.905
    • Aporte R$ 3.500 num empréstimo garantido
    • Valorização: +1,04%
  • Reserva Cambial: R$ 8.094
    • Compra de US$ 300
    • Aporte de R$ 1.000 no fundo cambial
    • Valorização: -1,17%
  • Imóveis: R$ 500.000

Novembro, onde pretendo investir?

Atualmente minha carteria objetivo é 73% RF, 25% (Ações/ETF/FIIs) e 2% Dolar. Entretanto, considero o valor em RF que possuo bastante confortável e estou avaliando em reduzir o peso de RF para 65%, deixando 30% para Ações, ETF e FIIs e 5 em Dolar. Por hora isso ainda está em análise.
  • Renda Fixa:
    • A tendência é manter o foco em TD-IPCA 2019 e 2014
    • Talvez algum CDB atrelado ao CDI
  • Ações:
    • Com a queda de ABEV3, esta torna-se uma boa candidata a um aporte extra
    • Estou avaliando outros papéis com foco no B&H
  • FIIs:
    • A princípio vou continuar a compra nos segmentos de logística e shoppings, mas nesse mês, é provável que foque mais em logística. Preciso estudar um pouco mais o mercado...
    • Compra de FFCI é certa
  • Dolar:
    • Seguem as compras...
  • Imóveis:
    • Por hora, nem pensar!!!

Bola de Cristal

Volatilidade: estamos em temporada de balanços e isso influi. Mas a principal fonte de volatilidade, na minha opinião, fica por conta da eleição americana. Obviamente, um retrocesso no avanço das reformas também pode abalar a confiança nos ativos de risco.
Inflação: a inflação de setembro foi bem baixa, além das expectativa. A de Outubro espera-se algo na faixa de 0,27% e, se vier em linha, pode reforçar a confiança da trajetória mais comportada.
Bolsa: vai que é um Dodge, até quando? Não sei...
Juros: na última reunião do Copom tivemos o início do ciclo de cortes da taxa Selic e, pelo reflexo dos juros futuros, o mercado esperava algo mais. Acredito que o comportamento da inflação irá ditar o ritmo para as novas quedas de juros, uma vez que as reformas (aparentemente) estão andando bem.
Dólar: infelizmente não consegui comprar quando chegou próximo a R$ 3,11. Gostaria de comprar abaixo de R$ 3,15 em Novembro e acho que será possível.

Segue Neil Young e Pearl Jam...

20 comentários:

  1. Fala IV,

    Doar sangue è muito importante, ja doei uma vez apenas, preciso ir mais mesmo.

    Valorizacao excelente, e se entrar imoveis em seu fechamento ai ficara melhor ainda rsrs.

    Abraco e tenha um excelente mes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande VDC! Isso aí, faça a doação - se eu conseguir uma doação a mais já dobrei minha ação!

      Eu sempre considero os imóveis (exceto a casa em que moro), mas o foco agora está na carteira financeira.

      Abraço e um excelente mês para você também!

      Excluir
  2. Boas,

    Excelente resultados e que grande aporte :D

    As cotas dos fiis subindo 5% ficou uma beleza, eu como tenho pouco dinheiro me voltei para a geração de fluxo de caixa com os fiis.

    Não tenho dinheiro para ações, estou muito pobre. Vou focar nos fiis o que acha?


    Abraço e foco nesse mês de Novembro :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas IM! Eu acho que você está correto, mas saiba que as cotas podem variar... foco no longo prazo!

      Agora, se você acompanhar minha evolução, não lembro de um mês em que o aporte foi menor que a rentabilidade. Foque no seu trabalho e maneiras de gerar mais aportes. Por ex. quando eu estudava engenharia (e quando era recém formado), eu dava aula particular de química, física e matemática... o que quero dizer com isso: sempre dá para para ganhar um extra.

      Abraço e sucesso!

      Excluir
  3. IV, parabéns pela campanha do sangue. Gosto de fazer isso também, e tenho uma comunidade de amigos que doam. Eita coisa boa!
    Faz um bem danado.

    Parabéns pela rentabilidade incrível e bora pros 400k!

    https://funcionariopublicoinvestidor.blogspot.com.br
    Visite o blog, já saiu minha atualização mensal também!

    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, FPI! Que bom que você é doador também... isso ajuda muito. Ajude a divulgar essa ideia e outras que possam melhorar a vida das pessoas. Eu foquei na doação de sangue porque é o que faço com frequência.

      Os 400k estão ali na esquina! Kkkk! Logo, logo alcanço eles!

      Abraço e sucesso!

      Excluir
  4. IV, eu pretendo fazer um movimento oposto ao seu, como as ações e FII's estão num momento de alta, quero aumentar o percentual alocado em Renda Fixa. Parabéns pelo resultado, medalha, medalha, medalha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, Surfista! Pois é, como comentei, estou avaliando esse movimento. No Dólar estou decidido a elevar o % pois acredito que após as eleições americanas o bicho pega. Se eu estiver errado, tiro umas férias em Orlando e torro tudo kkkkk!

      Eu vi sua carteira e você está com 77% de RV, no seu lugar também pensaria em aumentar o % na RF. Mas no meu caso, tenho 26-27% de RV, se subir para 30-35% não vai mudar muita coisa. Além do mais, não pretendo girar patrimônio e sim alocar mais em RV através de novos aportes.

      Abraço e sucesso!

      Excluir
  5. IV,
    Sensacional seu crescimento maior que 7%, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Catador! Vou visitar seu blog!

      Abraço e sucesso!

      Excluir
  6. Já em um bom tempo que não doo sangue... devia doar mais.
    Belo crescimento.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Uó! Como respondi ao VDC, faça a doação - se eu conseguir uma doação a mais já dobrei minha ação!

      Obrigado pela visita! Eu tenho visitado bastante seu novo blog. Está bem legal, só não tenho comentado com frequência...

      Abraço e sucesso!

      Excluir
    2. Atualizei os números da blogosfera.
      http://abacusliquid.com/blogs-de-financas/
      Abraço!

      Excluir
  7. IV,

    Bacana a parte do bola de cristal rs ...

    Eu to esperando também se não é hora de comprar CDI.. mas .. por enqt ... to no pré mesmo ...

    Ações tenho algumas ..mas tenho medo do mercado lá fora ..e o ibov depois desse disparada .. não me sinto confortável pra alocar mais .. fico com o que tenho ..

    Fiis - fiz um pequeno aporte ...

    Tu conseguiu uma boa rentabilidade tanto em ações quanto nos fiis ..

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, Oshiro! Que bom que você está em dúvida em onde alocar... sinal que tem grana para alocar. Pior é aquele camarada que tá na dúvida de qual conta pagar antes - kkkk!

      Quanto à rentabilidade, eu comprei a maioria dos FIIs no ano passado e no início desse ano, então peguei taxas bem descontadas. As ações iniciei com BOVA11 em fevereiro e em Maio comecei com as outras ações, então peguei a alta. Mas agora devo ter uma queda na rentabilidade pois vou comprar mais caro... paciência, meu foco maior está no B&H então, se cair, melhor! Trade ainda estou estudando e fazendo alguns testes, vamos ver.

      A Bola de Cristal eu gosto de ler o que escrevi tempos atrás e ver o que acertei e o que errei, é uma espécie de follow up das minhas interpretações do mercado.

      Abraço e sucesso!

      Excluir
  8. Doar sangue é bom !!! tanto para quem doa e principalmente para quem receberá, parabéns, eu faço doação 1 vez por ano !!Nos blogs que acompanho, é a primeira vez que vejo um lado social !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo, vou adicioná-lo.

      Quanto à doação, você já deve saber que pode fazer a cada 60 dias, então, tente doar pelo menos duas vezes por ano... o que achas?

      Abraço e sucesso!

      Excluir
  9. ótima iniciativa IV. Sempre doei mas fiz uma tatoo e ainda não fechou o período exigido pra retornar as doações.

    Quanto a rentabilidade, excelente! Tanto a carteira de FIIs quanto a de ações está invejável o desempenho histórico, o que reflete a boa escolha dos ativos. Não dá uma "vontadezinha" de realizar nas ações não? rsrs

    abraço e que venha os 400k!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Gaúcho! A doação é importante!

      Pois é, a rentabilidade tá legal. O problema de realizar é que posso ter que comprar mais caro, e aí? Então, prefiro que caia um pouco para comprar mais. Talvez VALE5 eu realize, mas não sei... PETR4 não posso pois tenho venda coberta nela.

      Abraço e sucesso! Ah! Os 400k estão logo aí...

      Excluir