sábado, 12 de novembro de 2016

Mais compras de Novembro!

Mas um post flash... estou relatando uma compra diferente que estou fazendo esse mês. Brindes!

Isso mesmo, como trabalho na área de vendas, o relacionamento é fundamental, e nisso, entram os brindes. Gosto muito de escolher esses brindes. Não aquelas canetas com o logo da empresa, cadernos, agendas - isso é praxe, não conta ponto. Mas quando entrego o brinde que eu comprei e noto que o cliente gostou, saio bem satisfeito pois meu trabalho está sendo bem feito.

IPV porque está sendo bem feito? "Ler" o cliente é fundamental na venda, em especial no B2B. Nenhum cliente vai dizer que gostaria de ganhar um chocolate, ou um vinho, ou uma caneta do seu time de futebol, etc - a não ser que seja "bola" mesmo. Então, acertar o brinde é mérito do vendedor, pois conseguiu achar um ponto fraco do cliente. Um ponto onde poderá quebrar o gelo numa negociação de preços, ou numa hora de aperto qualquer. É sempre bom saber de algum assunto para desviar a conversa quando o clima está desfavorável.

Lembro de uma vez que, numa renegociação de preço, o clima esquentou. Foi na subida do dólar em 2008, na crise... o cliente estava irredutível e foi quando pedi para tomar um copo de água - nem estava com sede, mas precisava interromper a conversa que estava desfavorável. Quando retornei, perguntei sobre o time de futebol dele... graças a Deus o time dele estava indo bem e consegui, ao menos, deixar a negociação aberta.

Naquela visita não negociei mais, simplesmente disse: "a minha proposta de novo preço é a mais favorável para a minha empresa. A sua posição de não aceitar reajuste é a melhor para a sua. Eu vou conversar com a minha empresa para propormos um reajuste melhor e você poderia avaliar até onde você pode me ajudar, pode ser?" O "tudo bem" dele foi a senha de que a negociação estava aberta. Na semana seguinte comprei uma caneta personalizada do time dele e entreguei antes de inciar a negociação... resultado: aumento repassado!!!

Bah! Era para ser um post curto... mas vamos lá. Então vou ao Paraguai exterior investir em alguns brindes. Salto del Guirá lá vou eu! Sim, muitos quando pensam em Paraguai, pensam em Ciudad del Este (fronteira com Foz do Iguaçú/PR), mas eu sempre preferi Salto del Guairá. A diferença para quem mora (ou conhece) São Paulo, Ciudad del Este é a 25 de Março e Saldo del Guairá é o Iguatemi. Exagerei um pouco, mas tudo bem, Salto é seguro, com boas lojas, praticamente não tem ambulantes, tem estacionamento na faixa no Shopping Mercosur (ao menos tinha na última vez que fui), ou seja, bem melhor.

Quanto à distância, para quem vem de SP ou do norte do PR, pegando Maringá/PR como referência, Salto está a 300 km (sem pedágios) e Foz uns 410 km (com pedágios). Para quem vem do sul (SC e RS) ou da região sudoeste, central e leste do PR, pegando a cidade de Cascavel como referência, Salto está a 170 km (sem pedágios) e Foz a uns 150 km (com pedágios). Sendo assim, não vejo vantagens em Foz/Ciudad del Este para compras. Agora, se for turismo, Guíra/PR e Salto del Guirá não tem nada, ao contrário de Foz.

Obviamente, também vou pegar uns presentes para Natal, vinho, espumante, etc. isso depedendo do preço, pois com essa subida das doletas...

15 comentários:

  1. Muito bom. Estou procurando parceiros para meu Blog, gostaria que vc desse uma passada no meu e adicionasse ao blogroll. Já adicionei o seu aos meus blogs parceiros http://estoupobre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Boa!
    Realmente esse "quebra gelo" é simples, mas faz toda diferença!
    Muita gente acha bobagem, mas é exatamente como o mundo funciona!
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, FPI! Funciona e funciona mesmo. Valeu a visita!

      Abraço!

      Excluir
  3. Bacana a indicação IPV, e a diferença de preços? É muito grande? Pois aqui em SP da 25 para Iguatemi e diferença de preços é assombrosa.
    Boa viagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, Surfista! A diferença de preço, se existe é bem pequena. Há alguns anos, falavam que Salto del Guirá era uns 10% mais caro que Ciudad del Este. Hoje não se nota mais diferença, até porque várias lojas de Ciudad del Este abriram em Salto também. Eu acho que compensa, principalmente pelo conforto e segurança.

      Abraço e, se precisar de mais dicas (lojas, restaurantes), fique a vontade.

      Excluir
  4. https://blogosferafinanceira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. IV,

    Hahahah esse negócio de técnicas de negociação é foda ..rs .. quem sabe um dia aprendo um pouco disso ..

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, Oshiro! É como trade... na teoria é fácil, mas na prática... só com o tempo para ficar bom. Quem sabe um dia eu aprendo a decifrar os gráficos - kkkk!

      Abraço!

      Excluir
  6. Olá IPV, parece que você é um bom negociador. Parabéns.
    Adicionei você na minha lista de blogs, se possível adicione-me aqui também.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, Cowboy! Adicionado!

      Obrigado pela visita! Sucesso!

      Excluir
  7. Ola IV,

    Bacana. Final de ano ganho uns brindes, mas è tipo caneta,.agenda,.etc. rs

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, VDC! Esses brindes são institucionais e eu entrego os que a empresa providencia, mas gosto de personalizar um pouco. Vinho, chocolates, canecas... é um investimento de longo prazo que pode ou não dar retorno - kkkk!

      Abraço!

      Excluir
  8. Aqui os brindes são muito valorizados.
    Eu gosto muito de receber brinde.
    Vc vai mandar bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, Frugal! Realmente o resultado é muito bom. Os brindes dão uma quebrada no protocolo.

      Abraço e sucesso!

      Excluir