segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Fechamento Dezembro/16 - 4,01% mais perto da IF + primeiro ano do Blog! Medalha, medalha, medalha!!!

Buenas, galera! Dezembro se foi e 2016 também. Foi um ano dos improváveis e das mudanças: Impeachment, Brexit, Trump... mas vejo que foi um ano muito positivo, ao menos, acho que o Brasil termina muito melhor do que começou.
Para mim foi um ano incrível, com um excelente crescimento na minha carteira financeira, embora os imóveis estejam parados, mas imóveis são assim mesmo. No campo pessoal, o nascimento de minha filha, após de mais de uma década de espera foi o evento mais importante do ano, porque não da década.
Também foi o primeiro ano do Blog, o que me deu muito prazer em manter ao longo desses doze meses. Hoje, dia 02/jan, o blog está de aniversário!!!
Mas porque resolvi escrever o blog? Por que sei muito de economia e de TI e posso fazer algo novo e interessante? Não, longe disso... não sou da área econômica e sou um zero à esquerda em TI. Os motivos para iniciar o blog foram: entender um pouco mais sobre esse mundo das conexões sociais, estar mais ligado ao meu filho (pré adolescente) e, se possível, incentivá-lo a gostar de investimentos. Para mim seria mais fácil escrever sobre alimentos, aditivos e conservantes, contaminação, formulações de biscoitos, linguiças, mortadelas, salsichas, salames, queijos... mas, para mim, isso iria acrescentar muito pouco, então busquei escrever sobre investimentos. Assim, estou aprendendo algo novo a cada post, lendo os blogs dos amigos e com as trocas de idéias.
No mês de dezembro dediquei-me a finalizar o ano na empresa, com as visitas de final de ano e entrega de brindes aos clientes e, depois, engatei as férias. Vinte dias, até dia 09/jan, que estou interrompendo para postar. Nos investimentos, também tirei "férias" e foquei quase todos os aportes na renda fixa e dólar.
Vamos aos resultados de dezembro:
 
  • Evolução da carteira financeira: R$ 14.646 (4,01%)
  • Aportes: R$ 10.767 (2,95%)
  • Valorização da Carteira: R$ 3.878 (1,03%)

Renda Variável:

  • Ações: dezembro foi mais um mês negativo na carteira de ações
    • Valorização: -2,72%
    • Compras: 100 WEGE3 R$ 1.448,46
    • Proventos: R$ 486,35
  • Fundos Imobiliários: o mês foi de valorização para a carteira de FIIs
    • Valorização: 0,70%
    • Compras: R$ 1.350,42 sendo: 200 FFCI11 R$ 325,09 + 10 MFII11 R$ 1.025,33
    • Proventos: R$ 387,82

Renda Fixa:

  • Tesouro Direto: boa valorização em dezembro e aportei quando houve a alta dos juros no início do mês
    • Valorização: 2,52 %
    • Compras:R$ 3.778,59 sendo: 0,88 TD-IPCA19 (R$ 2.256,20) + 0,17 TD-IPCA24 (R$ 317,19) + 1,25 TD-IPCA35 (R$ 1.205,20)
  • Outras Rendas Fixas:
    • Valorização: 1,06%
    • Aportes: R$ 2.064,15

Reserva Cambial:

  • Doletas: tiveram um bom aporte, mas a rentabilidade foi negativa.
    • Valorização: -3,52%
    • Aporte (fundo cambial): R$ 3.000,00

Principais pontos de 2016:

  • Evolução patrimonial da carteira financeira: R$ 166.722 (+78,58%)
  • Valorização da carteira financeira: 17,46%
  • Aportes: R$ 110.216 - média superior a 9k / mês
  • Ações: valorização de 39,74%
  • FIIs: valorização de 24,83%
  • Tesouro Direto: valorização de 21,90%
  • Outras Rendas Fixas: valorização de 6,75%
  • Doletas: desvalorização de 2,86% (aportes iniciaram em junho)
  • Diminuição da exposição em imóveis de 70,1% para 56,8% sem girar patrimônio, apenas pelo aumento da posição em outros ativos

E 2017?


Eu já tenho minhas expectativas para o ano, mas prefiro colocar num próximo post para não deixar esse tão longo. O que gostaria de adiantar é que espero um ano bem positivo e vejo dois fatores principais de instabilidade:
  • Prosseguimento do governo Temer
  • Realidade do governo Trump
  • Obviamente, existem várias hidden threats, mas isso é tão complicado de avaliar como contemplá-las num planejamento (ao menos para mim)
Sendo assim, o que pretendo é:
  • Manter o mesmo ritmo... aportes em renda fixa, ações, fundos imobiliários e dólar
  • Crescer 35% na carteira financeira, passando dos 500k
  • Com o crescimento acima, a exposição em imóveis cairia para menos de 50%, mantendo a mesma avaliação dos imóveis
  • Alterar minha carteira financeira para 30% RV, 65% RF, manter as doletas em 5%. 
Com um pequeno delay no tema, U2 - New Year's Day

14 comentários:

  1. Olá IpV,
    Feliz aniversário ao blog. Rsrs.
    Está com um patrimônio bem legal. Parabéns pela vinda do filha.
    Feliz 2017. Bons investimentos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. IV,

    É bacana escrever porque te força a fazer medições... sem medir como saber se está indo bem ou não ne ...

    Eu comecei assim pra testar uma metodologia ... depois fui pensando que podia ser uma boa divulgação para quem sabe futuramente voltar a trabalhar com investimentos ...

    Acabei achando esse monte de doido ai que posta periodicamente, acabei adicionando vários pra ler seus pontos de vista etc... e pra mim acabou sendo de muito aprendizado, principalmente os que investem fora que eu não sabia nem que é possível abrir conta daqui do brasil mesmo ..

    Realmente 2016 foi um ano surpreendente, do começo do ano onde o ibov não parava de cair ... quem diria ..

    Feliz 2017 ..

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, Oshiro! Ninguém pode se queixar que 2016 foi monótono - kkk!

      Eu conhecia alguns blogs, mas nunca havia pensado em criar um. Está sendo uma experiência bem interessante. Também gosto de ver os pontos de vista do povo, principalmente os que pensam diferente de mim.

      Um abraço!

      Excluir
  3. Parabéns pelo patrimonio! E desejo fortes aportes em 2017!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Piloto. Desejo o mesmo para você!
      Abraço e sucesso!

      Excluir
  4. Belo ano IV! A força dos teus aportes somados a boa rentabilidade do ano não podia ter resultado diferente +78%. Que este ano que se inicia seja no mínimo tão bom quanto foi 2016.

    Parabéns pelo blog e pela iniciativa, com certeza será de grande valia ao teu filho assim como é para os leitores!

    abraço e ótimo 2017!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Xiru, 2016 foi muito bom. Agora vamos para 2017... tenho boas expectativas, vamos ver se concretizam.
      Abraço e sucesso!

      Excluir
  5. IpV parabéns cara, sua carteira está muito bem distribuída!
    Eu tenho boas expectativas para 2017! Sucesso para nós!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, Japa! Estou apanhando nas ações, mas estou estudando e quero ver se chego a uma carteira como a de FIIs, ou seja, que me deixe tranquilo.

      Acho que 2017 será um bom ano sim, com turbulências para surgirem as janelas de oportunidade.

      Abraço e sucesso!

      Excluir
  6. Fala IpV!!!
    2016 foi show de bola!!! Que venha 2017!!!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, IR! 2016 foi excelente mesmo e 2017 começou muito bom também. Vamo que vamo!

      Abraço e feliz 2017!

      Excluir
  7. Que ano excepcional IPV.
    Parabéns pelo filhota! Muito interessante tentar passar ao filho o gosto por investimentos. Depois nos dê um retorno sobre isso.

    Que 2017 siga com tudo!
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, FPI! Obrigado!

      Estou preparando um post sobre os aprendizados do pequeno Mutley no mundo das finanças.

      Um bom 2017 para você também!

      Abraço!

      Excluir