04 abril 2016

Resultados MAR/16 - Medalha, Medalha, Medalha...

Mês de março foi tenso na política, mas animado para os investidores focados em risco e nós, pobres mortais, tivemos nosso quinhão. Ações decolaram, FIIs se valorizaram com força, os títulos do Tesouro Direto pré-fixados e atrelados à inflação bombaram e até as demais rendas fixas (TD-Selic, CDBs, Compromissadas, Empréstimos) tiveram um resultado interessante. No total, o patrimônio cresceu 11,1%, sendo que 3,2% foi pelos aportes e 7,9% pela valorização da carteira.

A falha foi ter trabalhado demais e não acompanhar muito a carteira de fundos imobiliários... agora fazendo o fechamento foi que percebi que não comprei nenhum FII esse mês, e, embora a black friday continue, já está difícil encontrar as mega ofertas - como diz o ditado: "quem trabalha não tem tempo para ganhar dinheiro". Já nas ações, fugi um pouco da minha proposta inicial e comprei um pouco de PETR4, o que deu uma excelente valorizada mas não pretendo manter o papel e sim realizar, e colocar o lucro em BOVA11.

Abaixo a rentabilidade de Março:
Renda Fixa

Tesouro Direto: esse mês não operei no TD - só fiquei assistindo as valorizações ocorrerem. Minha carteira de títulos atrelados ao IPCA valorizaram mais de 21%; os pré-fixados mais de 6% e as LFTs (TD-Selic) um pouco mais de 1%. No geral TD valorizou 8,7%.
Como de costume, abaixo segue a carteira de TD atual.
Outras Rendas Fixas: essa classe de investimentos é um caos para avaliar e calcular a rentabilidade, pois entram as compromissadas que uso como colchão de segurança para o mês corrente. Então aplico e resgato várias vezes ao mês, e a rentabilidade fica prejudicada. De qualquer forma entendo que é melhor uma rentabilidade menor do que nenhuma rentabilidade (caso deixasse o dinheiro na conta ou numa poupança).

Como em Março mantive um saldo médio estável na Compromissada e tive um resultado interessante nos empréstimos pessoais, até o patinho feio brilhou e a rentabilidade ficou em 1,27% contra 0,65% no mês anterior.

Renda Variáves

Ações e ETFs: conforme já antecipei, o resultado foi excelente, devido às valorizações de BOVA11 e PETR4, mas em Abril volto à realidade: pretendo realizar PETR4 e aportar mais BOVA11. Como não tenho tempo e nem muito conhecimento para operar não posso contar com a sorte. De qualquer forma, um resultado de 40% de valorização no mês é impressionante!

Fundos Imobiliários: também ocorreu uma enorme valorização da cotas de minha carteira (11,1%) e, como comentei anteriormente, perdi a oportunidade de comprar mais cotas à preços incríveis, principalmente nas primeiras semanas de Março. De qualquer forma, ainda vejo o mercado de Fundos Imobiliários com preços bem atrativos e devo aportar em Abril. Sinceramente, não gostei da valorização deste mês. Entendo a compra de FIIs como compra de renda, então quanto mais barato eu comprar essa renda melhor.

O Yield mensal ficou em 0,90%, e, em valores, ficou muito próximo ao de Fevereiro, contribuindo 3,54% (meta é 5%). Pretendo fazer novos aportes em Abril.

Aportes

Assim como o mês anterior, Março não tive muitos gastos não recorrentes, mas a chegada da herdeira consumiu mais alguns ossinhos - dentro do previsto. Embora as receitas não foram generosas como Fevereiro, consegui um aporte na ordem de 39% das receitas.

Bola de Cristal

Dois meses de bonança - será que teremos tempestade em Abril? Sinceramente não sei.

Minha expectativa é que o cenário político continuará ditando o ritmo do mercado (nenhuma novidade nisso!!!) e espero altos e baixos na Bolsa. Acho que o Impeachment terá dificuldades para ser aprovado e, mesmo que seja, o atual governo provavelmente irá contestar no TSF. Então, muitos boatos e fatos para fomentar a volatilidade do mercado acionário. Com essa expectativa, acho uma boa hora para realizar PETR4, mas sem muitas oportunidades para realocar. Talvez coloque num CDB com liquidez diária e espere um cenário mais definido, ou uma correção dos preços.

No Tesouro Direto, a princípio, pretendo aportar em NTN-B 35 somente acima de 6,75% e LTN-23 acima de 14,25%, mas o cenário de juros vai comandar essa decisão. De qualquer forma, acho que a maior valorização dos TD-Pré e TD-IPCA já vieram e para uma nova valorização teremos que ter uma sinalização de queda da Selic além da expectativa do mercado. Inclusive, espero uma rentabilidade negativa nos títulos mais longos em Abril. O governo sinalizou que a queda da Selic não se dará tão rápido quanto o mercado havia entendido. 

Abaixo segue gráfico da carteira em Março.
Este mês volto com os clipes. Abaixo Simple Life - Lynyrd Skynyrd

2 comentários:

  1. Dois meses de bonança é realmente de se estranhar. Contudo temos que ser resiliente mesmo com as quedas.

    Gostei da seção bola de cristal.

    ResponderExcluir
  2. Fala Rato! Eu encaro uma queda nesse mês normal, principalmente no Tesouro Direto. Não gosto muito de girar patrimônio ou fazer trades curtos, mas não vou hesitar em realizar alguns lucros.
    Legal que gostou da bola de cristal - não pretendo escrever o que eu gostaria que acontecesse, mas sim o que acho que irá acontecer e, obviamente, embora queira acertar, não tenho compromisso com isso.

    ResponderExcluir