06 fevereiro 2017

Sorte, será que existe?

Buenas, galera! Hoje vou falar um pouco do imponderável, do acaso, ou seja, da sorte. Normalmente finalizo minhas postagens com um vídeo (via de regra, uma música), mas hoje vou colocá-lo no início. É um vídeo com texto do Marcos Piangers em que ele fala sobre sorte.

Sorte...

Eu acredito na sorte, acredito que a sorte é um bônus que recebemos pelo esforço desprendido em uma tarefa, ou no acúmulo desses esforços. Como assim??? Muitas vezes já aconteceu comigo uma dessas duas situações:

1. Fiz um bom planejamento, executei, mas por algum lapso, cometi um erro. Mesmo assim, o projeto deu certo, tive êxito... por sorte!

2. Tive um esforço homérico em uma dada tarefa, mas o resultado não foi o desejado, porém o aprendizado acumulado tornou uma outra tarefa muito fácil. Ou seja, usei as lições de um fracasso para o êxito em um novo projeto... que sorte!

Há um tempo atrás, quando ouvia as pessoas dizerem que eu tinha sorte porque estava "bem financeiramente" isso me incomodava, pois essas pessoas não tinham passado pelo que eu passei: pelas angústias e riscos das decisões; pelas privações em prol do estudo e do trabalho; pelas abdicações de lazeres e bens imediatos pelo planejamento financeiro; pelas mudanças de cidade e estado, vivendo distante das famílias, minha e de minha esposa, em busca de melhor oportunidade profissional.

Como digo, o sol nasce para todos, mas a sombra para poucos. Então, temos que plantar a nossa árvore. Todos acham bom deitar debaixo da sombra, mas poucos se dispõem a plantar e cuidar de uma árvore, até porque nem sempre ela vai crescer como planejamos...

Eu, assim como o povo da finansfera busca a IF. Não tenho certeza se vou alcançar, mas não desisto; não existe um seguro que a garanta, mas gosto da dúvida; fico imaginando como será se quando atingi-la mas não deixo de curtir a viagem, por isso, invisto para viver e não o contrário. Até acho que trilhar o caminho é a parte mais prazerosa dessa jornada. Se não for, bem... terei aprendido muito e quem sabe tenha ainda mais SORTE!

P.S.: minha intenção era falar também sobre o outro lado, o azar, mas o post já está longo e vou deixar para a Parte II

Desejo a todos que leram esse post muita SORTE!!!!

16 comentários:

  1. Não adianta muita coisa ter sorte se não estiver preparado para aproveitá-la. Provavelmente vai desperdiçar a sorte sem perceber que foi sortudo. Todo mundo tem sorte (e azar). Aqueles que se preparam estão prontos para aproveitar as oportunidades que aparecem. Sortudos eles né? rsrsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, IR! Exatamente. Muitas vezes o acaso coroa alguém, mas esses eventos são raríssimos. O mais seguro é fazermos por nossa conta mesmo - se vier algum bônus melhor.

      Abraço e sucesso!

      Excluir
  2. Fala I.V, conheço gente que tem sorte, de verdade !! não é nem questão que eles merecem, inclusive na familia, tenho uns primos preguiçosos sortudos, mas eu menos eles são inteligentes em manter o que conseguiram ganhar "na sorte" !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, SP! Sim existem pessoas que tem sorte, ao menos financeiramente, mas esses são muito raros. Para mim, o mais importante é focar nos nossos esforços, aí a "sorte" vem.

      Abraço e sucesso!

      Excluir
  3. IV,

    Ótimo post, principalmente quando você começou a falar sobre si próprio, inclusive a alusão à árvore, sensacional!

    Acredito que a sorte é apenas questão de timing. Ora o acertamos e ficamos com aquela cara de "nossa, e não é que deu certo"; ora não o pegamos e dizemos: "é... não foi dessa vez, mas pelo menos me preparei para o erro, quem sabe da próxima...".

    Acho que a sorte tem muito a ver com o "está no lugar certo, na hora certa". Segundos podem fazer diferença... Então, para aproveitá-la, é melhor fazer as coisas certinhas, para que quando esse ponto apareça, nós estejamos prontos para ele. Uma das piores coisas é a sorte aparecer e ela nos beneficiar pouco ou nada, isso devido à falta de preparação nossa.

    Abraço!


    Anderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, Anderson! Diz o ditado que 'Deus ajuda a quem cedo madruga'. Então, estar preparado é o principal. Estar no lugar certo e na hora certa, na minha opinião, é uma questão estatística. Durante nossa vida, estaremos inúmeras vezes no lugar certo e na hora certa, mas de nada adiantará se não estivermos preparados.

      Abraço e sucesso!

      Excluir
  4. Excelente post IpV,
    Eu não sou muito de acreditar em sorte. Até hoje não considero o que tenho que foi conquistado através da sorte. Acho que quem esforça algum dia vai ter retorno.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, Cowboy! A ideia do post é essa mesmo, fazer por nós mesmos. Se o acaso nos presentear, será um bônus, caso contrário, não fará falta.

      Abraço e sucesso!

      Excluir
  5. IV,

    É isso cara.. também sou a favor dessa filosofia ... me preparo pra viver bem os proxs 50 anos ... mas também é importante viver bem o agora.. pq não sei se viverei +50 anos ...

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, Oshiro! Isso aí... curtir a jornada. Vai que a IF é monótona! Kkkkk

      Abraço e sucesso!

      Excluir
  6. Olá Investir para Viver,

    Concordo com você quando diz acreditar em sorte, mas prefiro acreditar muito mais em sucesso merecido. Aquele você luta e se dedica para conquistar. Aquele te faz sofrer um pequeno mini-infarto toda vez que as coisas não saem como planejado, mas no final acaba tudo dando certo.

    Outra coisa, não importa o quanto a gente trabalhe duro para conquistar algo. Um infeliz sempre vai dizer que foi sorte, infelizmente.

    Um grande abraço, caro colega.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, Dona da Grana! Sim acredito que sorte e azar existem, afinal faz parte do acaso. Porém não pauto minha vida por esses eventos - procuro estar preparado para aproveitar as oportunidades e, também, estar preparado para enfrentar as adversidades.

      Obrigado pela visita.

      Abraço e sucesso!

      Excluir
  7. Sorte não sei se existe, mas azar tenho certeza que sim, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, Uó! Como diz o Mestre Oogway (Kung Fu Panda) "há apenas notícias. Não há boa ou má." Se você não assistiu com o Uózinho, é bem provável que irá assistir.

      Sorte e azar, para mim, são apenas acaso - temos que estar preparados para aproveitar ou enfrentar.

      Abraço e sucesso!

      Excluir
  8. Boas,

    A sorte é nós que fazemos. Mas uma ajudinha inesperada do universo não faz mau a ninguém :D

    Nos investimentos estou aprendendo o que dá certo para mim e aonde posso chegar com cada um. Acredito que por mais que perdemos parte do valor investido algumas vezes, aprendemos algo que é tão profundo que não se importa em "pagar" esse preço pois não fará novamente.

    Abraço :D

    ResponderExcluir
  9. Beunas, IM! Concordo: a sorte é nós que fizemos!!!

    O universo nos ajuda. É muito provável que durante nossa vida o acaso nos dará ótimas oportunidades, mas, como disse o IR no primeiro comentário, de nada isso vai adiantar se não estivermos preparados.

    Referente aos investimentos, podemos ler muitas teorias, mas eu só aprendo na prática. E, para mim, o mais importante é conhecer o próprio perfil e gerenciar risco. Ganhar e perder faz parte da vida!

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir