04 março 2017

A encruzilhada...

Buenas, galera! Quando iniciei o blog, no início de 2016, eu havia decidido não publicar valores. Isso devido a alguns motivos:
  • Privacidade: em uma postagem antiga, eu já expus que a única pessoa que o blog tem que agradar sou eu. Se eu estiver satisfeito com as postagens e com a evolução, em especial, de conhecimento, isso me basta. Então, pouco me importa se o valor do patrimônio é de interesse público ou não.
  • Segurança: embora a maioria da turma das finanças usam pseudônimos para garantir seu anonimato, há sempre o possibilidade de nossa identidade vazar. Vejo isso com um grande risco de segurança, independente do patrimônio que possuímos.
  • Veracidade das informações: podemos publicar o patrimônio que for, não há garantia de que isso seja verdade. Eu posso ser um multimilionário que está só passando o tempo, ou posso ser um quebrado que deve até as calças. A minha realidade patrimonial com o que é publicado pode não ter relação nenhuma.
Bem, passado um tempo do blog, houve o fechamento de um blog que fazia um ranking (não recordo o nome) alguns amigos da fianasfera resolveram criar um novo ranking. Um blogueiro contatou-me para eu postar os valores para entrar no ranking dele. Acabei passando a postar os valores, mas não fui incluído no ranking. Fiquei chateado? Não, nem um pouco... vi que o ranking já tinha bastante participantes e fiquei contente pelos dois: eu por não precisar participar e ele por conseguir montar seu ranking.

No entanto, já havia publicado os valores. Notei que isso aumentou o tráfego no blog, e os comentário também, então continuei atualizando mensalmente.

Eis que ontem soube que minha identidade pode ter sido descoberta! Como? Bom... existe um ditado que diz que "segredo em dois, só matando um"... Realmente, não sei se isso ocorreu ou não, mas, prefiro não descobrir da pior forma.

Então, eu me vi numa encruzilhada: ou fechava o blog, ou voltava ao sistema antigo. Por hora, estou optando pela opção 'b'. Retirei os posts onde haviam valores e os próximos posts voltam às origens, ou seja, sem publicar patrimônio, compras, etc.

Amigos, espero que entendam minha posição. Acredito que postar valores não tem tanta importância como dividir as experiências que tivemos para conquistá-los.

Abraço e sucesso a todos!


12 comentários:

  1. Fala IV, o que aconteceu ? Como vc sabe que te descobriram? A única hipótese é você ter publicado algo pessoal que te ligue a sua identidade, publicar valores por si só não é problema (eu acho)!!! De qualquer forma você tem que fazer o que acha melhor, e tem razão em manter a privacidade !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, SP! O vazamento ocorreu no mundo real e não no virtual. Agora sei que pessoas fora da minha família podem ligar minha pessoa ao blog. Pode ser, e assim espero, que esteja exagerando na segurança, mas prefiro pecar pelo excesso.

      Abraço!

      Excluir
  2. Fala IV,

    Pois e, infelizmente tem este "risco" ser descoberto, como se fosse um crime ter blog de finanças.

    Eu nao publico mais patrimonio e fiquei bem mais tranquilo, nao demora pra eu colocar minha foto la, e para os rambos do teclado que ultrapassarem o limite do bom senso, basta acionar um bom advogado.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, VDC! Eu também me sinto mais tranquilo assim. Afinal, tenho família e viajo os três estados do Sul.

      Tranquilidade é fundamental!

      Abraço!

      Excluir
  3. Olá IPV,
    Entraram em contato com você revelando sua identidade?

    Para falar a verdade eu não me preocupo se revelar minha identidade. Claro que cada um age diferente. Bom que você vai continuar. É isso aí.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, Cowboy! Eu também não me preocupo com a minha identidade, mas tenho família e esse é o meu receio. Afinal, posso colocar em risco pessoas que amo e que não tem nada a ver com isso.

      Abraço!

      Excluir
  4. a questão da privacidade é fogo mesmo! que bom que decidiu continuar . te acompanho a bastante tempo!

    Abraços e passe lá no meu blog qualquer dia desses!
    M.R.F.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, MRF! Sim, privacidade é complicado, e eu sou muito chato com isso.

      Quem bom que acompanhas, podes continuar.

      Abraço e sucesso!

      Excluir
  5. IpV, isso é uma decisão pessoal. Se você se sente melhor dessa maneira, ok. Só não pare de postar. O segredo em duas pessoas é realmente um grande problema.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, Sequoia! Não vou parar não. Eu gosto muito de manter o blog, mesmo que, às vezes, fique alguns dias sem dar atenção a ele. Mas para mim é muito importante.

      Abraço e sucesso!

      Excluir
  6. Ola IV, concordo com seu ponto de vista. Todo cuidado é pouco. E na boa, trocar experiências é bem mais interessante que jogar números na tela :)

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, AF! Sim, números são particulares... e são relevantes ou não de acordo com a cidade que vivemos e a fase da vida em que estamos. Solteiro, casado, com filhos pequenos, com filhos na faculdade... tudo muda.

      Mas como você comentou, a troca de experiência é mais interessante pois pode dar aquela luz em como conseguir a mascada.

      Abraço e sucesso!

      Excluir