19 junho 2017

Educação financeira de pai para filho. Final feliz para o episódio do vídeo game.

Buenas Galera! Em janeiro desse ano escrevi esse post contando a saga do meu filho para a troca do seu videogame.

Na época ele já vinha poupando há quase dois anos para isso e, nesse último final de semana, ele conseguiu realizar o seu objetivo. Foi uma conquista que me deixou muito orgulhoso. Durante essa caminhada ele abdicou de pegar empréstimo para antecipar a compra e poupou religiosamente com foco no longo prazo. Conheço muitos adultos que não demonstram a mesma paciência e perseverança desse garoto de 13 anos.

Lembro-me de quando fiz minha primeira venda e meu chefe disse que para vender R$ 100,00 ou R$ 100.000,00 usava-se o mesmo processo. Hoje com mais experiência entendo que isso é verdade, e ouso a dizer que, para conquistar a IF ou comprar um bem desejado também se usa mesmo processo. Muda-se o objetivo, mas a disciplina e o foco no longo prazo devem ser o mesmo.


Mudando radicalmente de assunto, mas mantendo a tradição de minhas chamadas para a Doação de Sangue, no último dia 14 foi o Dia Mundial do Doador de Sangue. Não doei sangue nesse dia, pois ainda não faz 60 dias da minha última doação, mas, assim que estiver apto a doar novamente, eu farei nova doação.


12 comentários:

  1. Olá, Investir para Viver! Gostei do relato. Responsabilidade financeira tem que se aprender desde cedo mesmo. Conheço algumas pessoas que não tiveram esse tipo de educação e hoje estão aí, com trinta anos de idade dependendo dos pais sem o menor pudor.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, Madruga! Concordo, e é isso que tento passar a ele. De uma forma construtiva, sem terrorismo, tentando fazê-lo entender que planejando nosso futuro podemos atingir nossos objetivos.

      Abraço e sucesso!

      Excluir
  2. Economizar por dois anos para comprar um vídeo game... Lembrei de mim mesmo.

    Parabéns pelo filho sensato já nesta idade. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, CF! Obrigado! Realmente achei que foi uma lição muito válida.

      Abraco e sucesso!

      Excluir
  3. Olá,IpV.

    Nada melhor que começar cedo e bem orientado.
    Isto é raridade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, G65! É meu objetivo... tomara que consiga passar a ele boas lições.

      Abraço e sucesso!

      Excluir
  4. Muito bom mesmo! Educação financeira tem que ser ensinada desde cedo.
    E atualmente é muito mais fácil ensinar isto para uma criança!! Lembro-me que, com pouco menos de 10 anos de idade, sem noção de economia, inflação, etc., ganhei um dinheiro da minha vó e quis economizar por alguns meses. O único problema é que era o início dos anos 90, lembro que o dinheiro virou pó, kkkkk!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, 01F! A inflação era terrível mesmo. Lembro bem dessa época e a política era comprar o quanto antes. Meus pais estocavam de tudo, até freezer tínhamos para estocar carne.

      Não tenho nenhuma saudades daquele tempo.

      Abraço e sucesso!

      Excluir
  5. Ahhh, como me faltava maturidade aos 15 anos quando me ensinaram a realizar um budget. À época eu escutei sem mt entender e não pus prática, sendo obrigado a aprender na prática após duras experiências. Planejamento e frugalidade me transformaram em uma pessoa melhor e equilibrada e tenho ensinado o pouco que sei para amigos e familiares que buscam ajuda.
    Parabéns por orientar seu filho, certamente ele será grato e carregará consigo as lembranças de seus ensinamentos!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, LdM! Alguns aprendem no amor e outros na dor... mas felizes são os que aprendem. A questão de educação financeira, parece ser muito difícil de ser assimilada.

      Realmente espero que as lições que passo ao meu filho sirvam-lhe de atalho no futuro. Eu até tive lições sobre finanças, mas não de forma construtiva e sim no terrorismo: vai faltar dinheiro! Não podemos!

      Procuro ensinar a ele (e aprender junto, porque não) o como atingir os objetivos.

      Abraço e sucesso!

      Excluir
  6. Excelente educação financeira

    Ótimo exemplo

    Parabéns

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir