31 dezembro 2017


Buenas galera! 2017 já élvis e agora é 2018. Sim, teremos Lula lá... aonde eu não sei, mas acredito que isso dará volatilidade e boas oportunidades.

Eu prefiro Lulá lá em Piraquara/PR. Até porque, se é para ressocializar quem cometeu um crime... Brasília não é o ambiente propício.

02 de Janeiro de 2018 marca dois anos de blog InvestirParaViver. Foram dois anos em que aprendi bastante sobre investimentos (pelo menos eu acho), e o blog tem sido uma ferramenta incrível para isso. Escrever o que venho fazendo, registrando as rentabilidades e etc. funciona como um histórico dessa jornada. Um histórico que consulto seguidamente para aprimorar o que vem dando certo e repensar sobre o que não vem dando um retorno tão bom.

2017 termina com a venda de um imóvel e esse valor vai turbinar a carteira financeira. Parte desse valor veio em dezembro  e o restante deve vir em janeiro. A questão agora é aonde investir... por hora vou priorizar a renda fixa pós-fixada, mesmo com as taxas não muito atrativas, mas o foco é ter liquidez para aproveitar eventuais oportunidades. Quanto a distribuição da carteira, vou continuar com a mesma divisão, ao menos, por enquanto.

E dezembro, como foi? Então, vamos aos números:
  1. A Carteira valorizou 1,68% turbinada, principalmente pelas ações. O Ibovespa subiu bem na segunda metade de dezembro, mas esse movimento não me convenceu. Subiu mesmo com notícias não muito boas e sem volume. Espero (e torço para) uma queda em janeiro ou fevereiro, aí posso comprar melhor.
    • Carteira financeira perdeu para Ibovespa e Dólar no mês, ficando acima de CDI, IFIX e IPCA.
  2. Ações bateram o Ibov: 6,93% vs 6,16%
  3. FIIs superaram o IFIX: 0,98% vs 0,60%
  4. Outras Rendas Fixas ficaram em linha com o CDI: +0,55% vs +0,54%
  5. Tesouro Direto ficou positivo no mês mas perdeu para o CDI: 0,48% vs 0,54%. Nesse mês, a causa do desempenho baixo no TD foram os aportes feitos na última semana do mês
  6. As doletas ganharam bem do dólar comercial - aportei próximo do fundo do mês: 2,10% vs 1,31%

Aportes e Retiradas

Dezembro foi um mês de dedicação ao trabalho (últimas viagens do ano) e aos trâmites da venda do imóvel.
Com essa venda, o aporte foi gordo e deverá ser maior em janeiro. Coloquei praticamente tudo na renda fixa pós fixada, aos poucos pretendo migrar para a renda variável mantendo o limite de 30%.

Objetivos 2018 

PROJETO 1 MILHÃO - 2019
Chegar a 1 milhão na carteira financeira? Não... esse objetivo seria para 2019, a não ser que tenha uma surpresa muito positiva, uma vez que não tenho ideia de vender mais nenhum imóvel no curto prazo.
O grande objetivo em 2018 é a estruturação da carteira de ações. Hoje tenho um amontoado de papéis sem muito critério nos objetivos. Pretendo traçá-los a partir de 2018 e começar a colocar essa carteira nos eixos.
Quanto a rentabilidade anual, gostaria de atingir, ao menos, 10%, mas tenho ciência que será difícil em vista que a Selic deve ficar na faixa de 6,5-7,0% a.a. e estou bastante cético com a renda variável para aumentar a exposição nesse momento.
No campo profissional, estou fazendo uma avaliação de carreira e pretendo definir meu futuro em breve, mesmo que a definição seja permanecer aonde estou.
Quanto à saúde, tenho que cuidar mais dela. Perder peso, retomar os exercícios e curtir mais família e lazer. Infelizmente esse é o objetivo mais difícil para mim...

Bola de Cristal

Faz algum tempo que não escrevo esse quadro, até porque estava ficando repetitivo, mas agora, com a virada do ano, acho que vale a pena:

  1. Lula 1: acredito que ele será condenado pelo TRF-4 e, com isso bolsa para cima e dólar para baixo. Quanto? Acho que não muito, pois já tivemos a precificação na marcação da data do julgamento. Se eu fizer alguma aposta, será bem pouco dinheiro no cenário contrário, pois a queda da bolsa e a subida do dólar seriam fortes.
  2. Lula 2: acredito que, mesmo condenado, seguirá candidato via liminares. O apoio a outro candidato de esquerda seria o Plano Z dele, o importante (para ele) é conseguir a imunidade.
  3. Eleições 2018: não simpatizo com nenhum dos candidatos melhores colocados nas pesquisas. No entanto, entendo que o foco deveria estar muito mais no Congresso do que no Planalto. Minha expectativa é de que teremos bastante volatilidade no mercado e, quedas exageradas serão oportunidades de compra. Espero estar atento aos movimentos.
  4. Reformas: acho que a reforma da previdência não passa e, se passar, será uma meia-sola que terá que ser revista em breve. Não importa o governo (direita ou esquerda) é preciso baixar o gasto público, então as reformas serão imprescindíveis.
  5. Ameaça externa: temos sempre a imprevisibilidade de uma acontecimento como uma guerra (EUA x Coréia do Norte, por ex.), atentados de grande proporção, eventos que nem imaginamos, etc. Mas, a redução do excesso de liquidez será imprescindível e, cedo ou tarde, irá ocorrer. Não adianta nos enganarmos em achar que dessa vez será diferente, porque nunca foi e, acredito, que nunca será. A redução da liquidez transfere investimentos da renda variável para a fixa e tende a afetar o preço das ações - Lei da Oferta e da Demanda. Paciência, acho que isso contribui para boas oportunidades na compra de ações. Apenas torço para que a redução da liquidez seja feita de forma progressiva ao invés de termos um estouro de bolha como 2008.
  6. Otimismo ou pessimismo: enxergo que as ações brasileiras foram tão castigadas nos últimos tempos que, nem mesmo essa retomada deixou a bolsa tão cara. Não vejo mais muitas barganhas como em 2016 e 2017, mas ainda assim podemos garimpar ações de boas empresas a preços interessantes. Isso reforça meu objetivo de depurar minha carteira. Se conseguirmos manter as taxas de juros baixas na economia brasileira, a bolsa tupiniquim continuará atrativa.
Bueno, era isso por esse ano. Um feliz 2018 para todos e bons investimentos.

18 comentários:

  1. Lula em 2019, ninguém merece. Espero que suas previsões não se concretizem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, nmx! Não vi nada de mal nas minhas 'previsões'. Não acredito que Lula chegue ao Planalto, inclusive, tenho a impressão que teremos um governo pró mercado. Apenas acredito que ele não vai se entregar fácil.

      Quando escrevi não sabia sobre a questão de unanimidade no julgamento em Porto Alegre. Então, se tudo der certo, dia 24 acaba!!!

      Abraço e sucesso!

      PS: desculpe a demora no retorno, mas estava em férias e sem acesso a internet!

      Excluir
  2. Fala IV!

    Parabéns pelos 2 anos.

    Siga na luta.

    Não estou muito preocupado com eleição não, mas sei que vai ser aquele vendaval na bolsa ...

    Abração e excelente 2018

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, VDC! Também não estou preocupado com a eleição, apenas acho que teremos oportunidades.

      Abraço e sucesso!

      PS: desculpe a demora no retorno, mas estava em férias e sem acesso a internet!

      Excluir
  3. Parabéns pelos 2 anos de blog. Tenho minhas dúvidas se o TRF4 tera culhoes de condenar por unanimidade mandando o bandido para a jaula. Acho que ninguém irá remove-lo do processo eleitoral. Essa é a república de bananas onde vivemos. Somente torço pela eleição de alguém que não destrua a economia novamente. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, SF! Acho que teremos um presidente pró mercado, mas acredito em volatilidade durante o ano.

      Quando escrevi não sabia sobre a questão de unanimidade no julgamento em Porto Alegre. Então, se tudo der certo, dia 24 acaba!!!

      Abraço e sucesso!

      PS: desculpe a demora no retorno, mas estava em férias e sem acesso a internet!

      Excluir
  4. Parabéns pela jornada IpV!
    2 anos de blog, tem horas em que é difícil postar...
    Desejo que esse projeto do grande milho chegue logo!

    Feliz 2018!
    Sucesso,
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, FPI! Valeu a visita... sempre presente! Obrigado amigão!

      Realmente, às vezes é difícil postar, mas é importante não parar.

      Abraço e sucesso!

      PS: desculpe a demora no retorno, mas estava em férias e sem acesso a internet!

      Excluir
  5. Parabéns IPV, feliz 2018, 2 anos já? passa rápido né... logo logo será um veterano na blogosfera rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, SP! Na vida, já sou veterano - kkkk! Espero tornar-me veterano na finansfera e, se possível, contribuir com a galera!

      Abraço e sucesso!

      PS: desculpe a demora no retorno, mas estava em férias e sem acesso a internet!

      Excluir
  6. Olá, parabéns pelo site!
    Também me interesso por investimentos, principalmente sobre fundos imobiliários. Por isso criei um site para falar sobre fundos imobiliários, se puder dar uma passada nele depois!

    https://palafiita.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Você tem uma diversificação interessante, mas acho que poderia suportar um risco um pouco maior, aumentando a carteira de ações para 25% e a de FIIs para 20%. O que acha?

    ResponderExcluir
  8. Conheça a Riviera de São Lourenço, um ótimo lugar para investir em Imóveis. Acesse: www.pratesimoveisriviera.com.br

    ResponderExcluir
  9. Antes de Construir ou Reformar, acesse: www.construirnolitoral.com.br

    ResponderExcluir
  10. Nossa muito legal seu portfólio, tenho dúvida sobre flls e ações se puder fazer um novo Post pra quem e iniciante nessa area eu ficaria muito grata gostei muito do assunto ajudou bastante

    ResponderExcluir
  11. Localizado em um dos melhores pontos da praia de Maresias, é um dos raros hotéis realmente pé na areia, de frente para o mar e com acesso exclusivo à praia.

    ResponderExcluir
  12. Conheça a Riviera de São Lourenço, um ótimo lugar para investir em Imóveis. Acesse: www.ramonalvares.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ótimo blog para os alunos gestão ágil de projetos, bom post, recomendo a leitura, me ajudou muito essa visão encarojadora do post

    ResponderExcluir