quinta-feira, 6 de abril de 2017

Fechamento Março/17 - a carteira encolheu!!!

Buenas, galera! Março já acabou faz dias e eu ainda não postei o fechamento do mês... antes tarde do que nunca, né?

Devido a correria em que me encontro vou ser bastante sintético nessa apresentação, então vamos aos números:

A carteira financeira encolheu 7,8% no mês de março ante fevereiro devido à retirada para o pagamento da entrada da terra. Como tenho mais cinco prestações para pagar, a expectativa para os próximos meses é de aporte nulo e, inclusive, mais retiradas.

Optei em primeiro lugar pelo resgate de CDBs de bancos médios e aplicações em renda fixa com perfis semelhantes. Em seguida, saquei alguns valores em TD-Selic para completar o valor necessário. Com esse encolhimento da RF, ações e FIIs acabaram aumentando sua fatia na carteira financeira.

Quanto à rentabilidade, o mês de março não deixou a desejar. As carteiras de Ações e Fundos Imobiliários valorizaram +0,24% e -0,80%, respectivamente. IBOV e IFIX performaram -2,52% e +0,20%.

As carteiras de Outras Rendas Fixas e Tesouro Direto tiveram as valorizações de +2,27% e +0,62%, respectivamente, enquanto o CDI valorizou 1,05% em março. Fechando o tema, a reserva cambial valorizou 0,72%

Com a mexida que fiz no mês passado, a carteira financeira mudou a configuração, diminuindo a concentração em Renda Fixa para 60,1% e elevando os pesos de Renda Variável para 35,6% e Reserva Cambial para 4,3%.

Embora tenha havido uma queda na Carteira Financeira, considerando a compra da terra, o patrimônio cresceu 3,3% em março, o que não é nada mal.

Para finalizar, peço desculpas pela ausência, inclusive não tenho nem visitado os blogs que costumo ler assiduamente, mas para terem uma ideia, agora são 23:41 e amanhã, às 05:30 já estarei dentro de uma fábrica prestando consultoria... realmente o tempo está escasso.

Um grande abraço e sucesso a todos!!!

10 comentários:

  1. IV,

    Mês complicado mesmo pra RV ... opa .. rumo a virar latifundiário agora ..

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Oshiro! Pois é o mês teve umas correções - pena que meu poder de compra estava comprometido e não pude comprar nada!!!

      Quanto ao latifúndio, a ideia é montar uma pequena poupança para o futuro, quem sabe um nanofúndio - kkkk. O bom da árvore é que se o mercado não está bom, dá para deixá-la mais tempo em pé e o valor só aumenta.

      Abraço e sucesso!

      Excluir
  2. Olá IpV,
    Você só está trocando de investimentos. Desejo bons negócios no seu novo ramo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, Cowboy! Sim, estou ciente disso. Vamos ver o que vai dar... acho um ramo bem promissor, mas o prazo de retorno é longo.

      Abraço e sucesso!

      Excluir
  3. Passando para desejar boa sorte nos seus negócios.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, Einstein! Obrigado. Acho que tá tudo sob controle, o prazo é longo então agora é ter paciência.

      Sucesso e abraço!

      Excluir
  4. Olá, estou começando agora na blogesfera, poderia me adicionar em sua lista de blogs?

    ResponderExcluir
  5. Boa sorte nesta nova fase IV!

    Você não vai contabilizar a terra no fechamento como imobilizado?

    abraço!

    ResponderExcluir