quinta-feira, 6 de abril de 2017

Fechamento Março/17 - a carteira encolheu!!!

Buenas, galera! Março já acabou faz dias e eu ainda não postei o fechamento do mês... antes tarde do que nunca, né?

Devido a correria em que me encontro vou ser bastante sintético nessa apresentação, então vamos aos números:

A carteira financeira encolheu 7,8% no mês de março ante fevereiro devido à retirada para o pagamento da entrada da terra. Como tenho mais cinco prestações para pagar, a expectativa para os próximos meses é de aporte nulo e, inclusive, mais retiradas.

Optei em primeiro lugar pelo resgate de CDBs de bancos médios e aplicações em renda fixa com perfis semelhantes. Em seguida, saquei alguns valores em TD-Selic para completar o valor necessário. Com esse encolhimento da RF, ações e FIIs acabaram aumentando sua fatia na carteira financeira.

Quanto à rentabilidade, o mês de março não deixou a desejar. As carteiras de Ações e Fundos Imobiliários valorizaram +0,24% e -0,80%, respectivamente. IBOV e IFIX performaram -2,52% e +0,20%.

As carteiras de Outras Rendas Fixas e Tesouro Direto tiveram as valorizações de +2,27% e +0,62%, respectivamente, enquanto o CDI valorizou 1,05% em março. Fechando o tema, a reserva cambial valorizou 0,72%

Com a mexida que fiz no mês passado, a carteira financeira mudou a configuração, diminuindo a concentração em Renda Fixa para 60,1% e elevando os pesos de Renda Variável para 35,6% e Reserva Cambial para 4,3%.

Embora tenha havido uma queda na Carteira Financeira, considerando a compra da terra, o patrimônio cresceu 3,3% em março, o que não é nada mal.

Para finalizar, peço desculpas pela ausência, inclusive não tenho nem visitado os blogs que costumo ler assiduamente, mas para terem uma ideia, agora são 23:41 e amanhã, às 05:30 já estarei dentro de uma fábrica prestando consultoria... realmente o tempo está escasso.

Um grande abraço e sucesso a todos!!!

12 comentários:

  1. IV,

    Mês complicado mesmo pra RV ... opa .. rumo a virar latifundiário agora ..

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Oshiro! Pois é o mês teve umas correções - pena que meu poder de compra estava comprometido e não pude comprar nada!!!

      Quanto ao latifúndio, a ideia é montar uma pequena poupança para o futuro, quem sabe um nanofúndio - kkkk. O bom da árvore é que se o mercado não está bom, dá para deixá-la mais tempo em pé e o valor só aumenta.

      Abraço e sucesso!

      Excluir
  2. Olá IpV,
    Você só está trocando de investimentos. Desejo bons negócios no seu novo ramo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, Cowboy! Sim, estou ciente disso. Vamos ver o que vai dar... acho um ramo bem promissor, mas o prazo de retorno é longo.

      Abraço e sucesso!

      Excluir
  3. Passando para desejar boa sorte nos seus negócios.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, Einstein! Obrigado. Acho que tá tudo sob controle, o prazo é longo então agora é ter paciência.

      Sucesso e abraço!

      Excluir
  4. Olá, estou começando agora na blogesfera, poderia me adicionar em sua lista de blogs?

    ResponderExcluir
  5. Boa sorte nesta nova fase IV!

    Você não vai contabilizar a terra no fechamento como imobilizado?

    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, GP! Eu contabilizo os imóveis como investimento sim, com exceção da casa onde moro. Mas para efeito de acompanhamento eu divido entre carteira financeira (só os financeiros) e carteira geral (todos os ativos, incluindo os imóveis).

      Abraço e sucesso!

      Excluir